Não fui com a cara dessa pessoa! Quantas vezes você já ouviu isso? Pois é, esse tipo de gente nunca vai conseguir comer um bacalhau. Alguem já viu cabeça de bacalhau? Então como vamos identificar a desgraça desse peixe? Primeiramente compre em um estabelecimento respeitável, se já é dificil em lugar bom, imagina comprar em uma budega. Agora chame o responsável e pergunte qual o tipo e a classificação do bacalhau. (Ai tirou onda, conhece muito de bacalhau!) Depois preste atenção em alguma observações que ajudam a identificar se está comprando o legítimo bacalhau. De preferencia peça para ele cortar a peça na sua frente.
1) Observe na hora da compra: A forma do peixe - o legítimo bacalhau é largo e permite o corte em lombos.
O rabo do peixe - deve ser quase reto ou ligeiramente curvado para dentro, de cor uniforme ( se tiver uma espécie de "bordado" branco na extremidade, não é o legítimo ).
A cor "palha" - se o bacalhau é branquinho, não é o legítimo.
A pele - solta com facilidade; puxe um pouquinho para verificar.
2) Repare se o peixe está bem escovado: Sua aparência deve ser limpa, sem manchas escuras. Manchas ( pretas, marrons ) podem ser resíduos do peixe como sangue, bílis, etc. , significando que ele não foi bem trabalhado.
3) Verifique também se ele está bem seco: Pegue o bacalhau firmemente pela "cabeça" e solte a cauda. Se ele ficar reto - ou quase reto - está bem curado, se dobrar "caindo" para baixo está mal curado e úmido.


Nenhum comentário:
Postar um comentário